quarta-feira, 2 de março de 2011

Peixe Embalado para Presente

Aprendi essa receita no curso de cozinha do dia-a-dia que fiz no Senac-RJ: peixe no papillote. Uma delícia, extremamente simples (extremamente não deveria acompanhar a palavra simples, né?) de preparar e dá para manter a linha na dieta, principalmente quando estamos perto do carnaval. É uma excelente pedida também para quem quer energia e pouca caloria para pular nos blocos. O visual fica incrível e você pode usar a criatividade para montar os acompanhamentos no seu papillote, fora experimentar outros peixes e frutos de mar. Ou seja, a criação é item de luxo nesse prato. E a diversão também.


Peixe no Papillote:

Ingredientes:
4 filés de peixe (opções: salmão, pescada, namorado, robalo ou congro rosa)
4 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de sopa de folhas de espinafre cru
1 talo de alho poró em fatias finas
4 colheres de sopa de cebolinha picada
2 limões (utilizará o suco dos dois limões)
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva para untar
papel alumínio ou vegetal

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 220ºC (temperatura alta). Corte 4 corações grandes de papel vegetal ou alumínio, sendo que a metade do coração deve medir o dobro do filé de peixe. Pincele o azeite no papel. 
Lave bem os vegetais e corte-os. Misture todos eles e tempere com sal a gosto. 
Tempere os filés de salmão com sal, limão e pimenta dos dois lados.
Divida a mistura de legumes em 4 partes iguais. No centro de uma das metades do papel vegetal preparado (ou do papel-alumínio), coloque 1 porção de legumes. Coloque o peixe sobre os legumoes e por cima de cada peixe regue uma colher de sopa de azeite. Dobre a outra metade juntando as extremidades. Feche o embrulho dobrando as bordas. Repita o procedimento com o restante do salmão.
Transfira os papillotes para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido para assar por 10 minutos ou até o embrulho ficar estufado e dourado (caso esteja usando papel vegetal). Retire do forno e transfira para quatro pratos, para que cada pessoa abra o seu papillote. Se preferir, abra antes e transfira o conteúdo para os pratos.

Eu usei cenouras, alho poró, vagem e champignon. O sabor ficou divino. =)

Nenhum comentário: