quinta-feira, 29 de abril de 2010

Se a vida te deu um limão... Faça brigadeiros de limão siciliano!

Os Brigadeirinhos tradicionais são tão maravilhosos que comecei a ficar com muita vontade de experimentar novos sabores junto com o chocolate. Quando encontrei a receita da Juliana Motter (Maria Brigadeiro) na revista Gosto (Março de 2010) falando sobre o sensacional sabor que o limão acrescenta no brigadeiro, não pensei duas vezes!
É um clássico gourmet com roupagem moderna e estilo HI-LO da última moda. Reparem como a roupinha dele é simples (veste uma camiseta estilo "podrinha", a embalagem de sanfoninha), mas a cobertura é de chocolate branco belga, cara e chique no último nível! :)

Presenteei algumas pessoas bacanas com os brigadeirinhos e todos gostaram bastante! Eu comi alguns e me acabei! Ielda Amaral, Cris Leite e o ator Leo Jaime ganharam de presente!


Brigadeiro de Limão Siciliano:
serve 30 brigadeiros

Massa:
2 colheres (sopa) de raspas de chocolate branco
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
raspas de 2 limões sicilianos
manteiga para untar

Cobertura:
200 gr de raspas de chocolate branco
Preparo:
Separe os ingredientes para o preparo. Retire as raspas dos limões sicilianos com descascador de frutas citricas (aonde sabe onde encontro um bom?), sem usar a pele branca, que amarga (cortei com a faquinha mesmo e piquei bem fininho).
Com um ralador manual, faça raspas de chocolate branco - para a massa (2 colheres) e para a cobertura dos brigadeiros.
Em uma panela, coloque o leite condensado, 2 colheres de raspas de chocolate branco, a manteiga e leve ao fogo branco, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (aproximadamente 10 minutos).
Apague o fogo, junte as raspas de limão e misture bem para liberar o óleo essencial da casca (que é o que vai aromatizar os brigadeiros). Transfira para um recipiente de louça untado com manteiga.
Quando esfriar, unte as mãos com manteiga e faça bolinhas de 3 cm de diâmetro com a massa. Cubra os brigadeiros artisticamente com as raspas do chocolate branco (200 gr) que sobraram!
Delíriiiooooo!!!!!

Créditos: Revista Gosto 8 (março de 2010), Receita Maria Brigadeiro (Juliana Motter - Juju para os íntimos) e Fotografia Luiz Henrique Mendes.


12 comentários:

Dani disse...

Eu sou bacaaaaaaaana, ÊÊÊÊ!!! rs
Os brigadeiros foram uma atração a parte aqui em casa..rs Estilo hi-lo fez sucesso! hahah

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Hahahaha... ùltima moda no estilo hi-lo! rsss

Vivi disse...

Ai será q me aventuro nessa receita? Semana passada fui me aventurar a fazer paglia italiana acabei com a cozinha rs....Mas acho q essa receita vale a tentativa até pra mim que sou péssima mão na cozinha! Fiquei com água na boca!
Parabéns Kel, sempre com receitas novas e deliciosas!!
Beijão!

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Vivi, se aventure sim! É bem mais fácil do que paglai italiana!rs...

Só pede pra alguém tirar a casquinha do limão pra você porque precisa ter um pouco de paciência se você não tiver o instrumento,rs...

Muitos beijos, Kel

Suzi disse...

ai, parece uma delícia!!!! vou testar!!! hehe

Sales disse...

Vou cortar relações com vc... Até o Leo Jaime ganha, e os amigos nem uma sobrinha que gruda e resseca na panela... To so te mirando hein!!!

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Suzi, é uma delícia, você vai gostar. Não é enjoativo! Beijos...

Bruna disse...

Nossa deve ser mto bom kell!! Eu estou seguindos seus passos.. estou me aventurando na cozinha... to com saudades suas menina..nunca mais consegui te encontrar na net. Vê se aparece.. E vou tentar esses brigadeiros. Bjs

Wanda Lucia disse...

Maravilha!!! Uma delícia!! Obrigada pela receita!

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Wanda, seja bem-vinda! De nada pela receita, vale a pena! ;) Sou fã!

Lívia Coneglian disse...

Aiii..parece ser uma delícia! Vou tentar fazer!
Primeira vez que visito o Blog e adorei tudo! Vou voltar sempre!
Beijos!

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Lívia, que bom que gostou! O brigadeirinho é super diferente e dá um tcham a mais no "get together" com os amigos ou naquela festinha... ;)

Que bom que virá sempre, seja bem-vinda! Beijos, Rachel