quinta-feira, 21 de julho de 2011

Que marrrrravilha!

Tempo de férias e finalmente consegui dar uma paradinha e ficar de molho em casa! Aproveitei para colocar em dia todos os programas de televisão que eu sempre quis assistir, mas estava presa no trânsito, na faculdade, no escritório... Tão bom acordar com os Super Chefs, mudar para Jamie Oliver e terminar com Claude Troisgros. Coloquei o canal NET HD, sugestão do namorado, e estou assistindo todos esses programinhas que amo! Delícia pura.


Estou doida para preparar essa receita de Croque Monsieur, um sanduíche tipicamente francês. Na receita do Claude, entram cogumelos no molho bechamel (molho branco). Isso preparado no forno bem quente fica crostilhante, fazendo aquele croc croc gostoso. Isso originou o nome do prato. Segundo a Enciclopédia Larousse Gastronomique, o primeiro Croque-Monsieur foi servido no verão de 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava em Boulevard des Capucines, em Paris. O Croque-Monsieur é uma adaptação do Welsh Rarebit inglês, mas com acréscimo de presunto.
Para assistir o vídeo com a receita, clique aqui.
Croque Monsieur Champignons 
Claude Troisgros - Programa Que Marravilha! GNT
(Serve 4 pessoas)

Champignons:

4 shiitakes grandes fatiados
8 cogumelos paris fatiados
1col de sopa de cebola picada
1col de sopa de manteiga


Molho branco:

30grs de manteiga
30grs de farinha de trigo
375ml de leite
Noz moscada
Sal
Pimenta


Croque Monsieur:
8 fatias de pão de forma
400grs de molho branco
4 fatias de  presunto
4 fatias de queijo gruyere o tipo suíço
200grs de queijo tipo suíço ralado


Modo de fazer:Corte os cogumelos de paris em fatias grossas. Ponha manteiga na frigideira, coloque a cebola roxa picada e acrescente os cogumelos. Quando estiverem dourados, adicione sal e pimenta do reino.

Em outra panela, ponha manteiga e deixe derreter. Adicione farinha de trigo e misture. Vá acrescentando o leite quente e mexendo. Coloque um pouquinho de sal e pimenta do reino. Rale um pouco de noz moscada em cima e mexa. Junte os cogumelos tostados ao molho e misture novamente. Retire o molho e coloque-o em uma travessa.

Passe manteiga em um lado do pão de forma e toste dos dois lados. Do lado que passou manteiga ponha o molho branco. Acrescente presunto e queijo gruyere fatiado. Passe o molho branco na outra fatia do pão e forme um sanduíche. Coloque mais um pouco de molho branco na parte de cima do pão e adicione bastante queijo gruyere ralado. Leve ao forno por 10/15 minutos para gratinar. Retire e sirva.

2 comentários:

Andréa Potsch disse...

Rachel,
Suas férias estão durando muito!! heheh Você não volta a escreve no blog não?? Estou aguardando sua participação em nossa blogagem coletiva.
bjs

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Oi querida, estou numa correria louca! Mando notícias! Beijos...