terça-feira, 9 de novembro de 2010

Inspiração

Adoro quando leio um livro e ele me leva distante... Longe nos meus pensamentos a ponto que eu não consiga mais me afastar da minha imaginação. Quando comecei a ler “A Escola dos Sabores” da autora Erica Bauermeister (Editora Sextante) não fui capaz de prever que me encantaria tanto. Não é apenas um livro que fala sobre gastronomia. É um livro que fala de alma, de essências – internas e externas. É um livro mágico, por assim dizer. Trata-se de uma escola de culinária onde a personagem Lillian oferece cursos para alunos em geral. Ela aprendeu a cozinhar ainda criança e quando entra na cozinha, encontra um meio de transformar cada ingrediente num verdadeiro remédio contra os males humanos. Cada sabor desperta uma sensação que precisa ser vivenciada por alguém, tem efeito nos relacionamentos e nos sentimentos. O livro é dividido por capítulos e cada um fala de um aluno do curso de culinária, contando um pouco da história da vida dele e como o ingrediente escolhido por Lillian teve impacto naquele mundo, naquele cotidiano. Impossível não se identificar!

Aqui vai um trecho que traduz o sentimento que Lillian tem com os alimentos (lindo!):

“-Bem, sugeriu Lillian –, que tal fazermos o seguinte: em vez de pensarmos nas pessoas, por que não tentarmos ver a comida que vamos preparar como se fosse a lista de convidados de um jantar? Cada prato será incluído por causa de sua personalidade única, cada um realçando o sabor do outro de modo a tornar a refeição mais interessante.

Depois acrescentou:

- E quem sabe, se tratarmos a comida dessa forma, talvez as pessoas sigam o exemplo. (...)

- E mais uma coisa – acrescentou ela-, nós hoje vamos comer devagar, um prato de cada vez, à medida que forem ficando prontos. Cada convidado deve se sentir pessoalmente valorizado à mesa”.
Essa passagem me lembrou a chef de cozinha Roberta Sudbrack, que trata seus alimentos como pessoas, se referindo a eles como entes queridos – inclusive, descrevendo suas encantadoras atividades! Inspirador...


Erica Bauermeister

2 comentários:

marianadias disse...

Olá Rachel,

Vi uma matéria sua no Personare sobre cupcakes e cheguei ao teu blog!
Que blog lindo! Adorei.Parabéns!

Já estou te seguindo e estarei sempre acompanhando!

Beijinho!

Mari
(http://dadosencapsulados.blogspot.com)

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Mariana, que bom ler suas palavras. Não imagina como fico feliz!

Que legal saber que você irá sempre me acompanhar... Seja bem-vinda... ;)