sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Roland Villard - A Dieta do Chef


Final de semana retrasado tive a honra de visitar a Tok & Stock para uma aula especial do grande chef Roland Villard. Com o maravilhoso sotaque francês, Roland ensinou dois pratos com direito a degustação: "tomate surpresa com camarões cozidos em court bouillon e molho tartare com ervas" e "bolo de mamão caramelizado e creme inglês". Não resisti à simpatia do chef e comprei o livro de divulgação: "A Dieta do Chef", da Editora Senac Rio de Janeiro. Recomendo a todas as pessoas que desejam emagrecer com saúde e se alimentando (por que não?) de uma forma gostosa e sofisticada.


A aula foi excelente apesar de alguns probleminhas técnicos como som, por exemplo. Porém, isso foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Roland teve que improvisar e começou a dar dicas de gastronomia, contar sobre o hotel Sofitel onde trabalha, explicar conceitos e temperos e ensinou sobre o sabor de alguns ingredientes. Falou sobre o preparo do prato abaixo, um dos mais belos que encontrei no livro:
Para quem quiser experimentar em casa, aqui vai a receita do Bolo que ele ensinou:

Bolo de Mamão Caramelizado e Creme Inglês:

Ingredientes:

3 ovos
120 gramas de açúcar
150 gramas de manteiga
90 gramas de farinha
70 gramas de maizena
6 gramas de fermento em pó
1 grama de sal

Ingredientes do mamão caramelizado:

150 gramas de açúcar
50 gramas de água
30 gramas de manteiga
2 unidades de mamão

Preparo:

Fazer um caramelo diretamente dentro de uma forma com a água e o açúcar e finalizar com a manteiga. Colocar os pedaços de mamões acima.
Massa - Bater o açúcar com os ovos, acrescentar a manteiga mole e colocar os últimos ingredientes. Por acima dos mamões caramelizados e assar no forno de 30 a 180 ºC. Desenformar quando tirar do forno.

Nenhum comentário: