sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Menu Gastronômico Roberta Sudbrack!


Há meses estava com vontade de conhecer o menu gastronômico da maravilhosa chef carioca Roberta Sudbrack. Para quem não conhece, ela foi chef do palácio na época do Fernando Henrique Cardoso - e isso não é pouca coisa, mesmo!

Foi apenas reunir um grupo de amigas twitteiras e literalmente "seguir o fluxo e na primeira oportunidade virar à direita"! Em algumas horinhas (trânsito...) estávamos lá! A chef também é uma twitteira de mão cheia e já sabia desde cedo da nossa presença ali! Mandou na mesma hora um twitter pedindo que a gente avisasse assim que chegássemos. E assim foi feito!

Fiquei impressionada com a simpatia e cordialidade dessa chef tão querida. Toda equipe do restaurante nos tratou como rainhas! Reservaram uma das melhores (na minha opinião, a melhor) mesa do restaurante com vista cativa pra cozinha... Dava pra ver a Roberta twittando (sim, é ela que realmente faz isso e não uma pessoa aleatória, como muitos afirmam por aí...) e correndo de um lado pro outro, sempre com um enorme sorriso no rosto!

Em apenas alguns minutos veio uma surpresinha para a nossa mesa! Uma cortesia, entradinha... Um ovo poché com lascas de presunto parma e uma torradinha crocante por baixo. Que delícia!

Logo em seguida veio um pãozinho que de simples não tem nada! É bemmm quentinho, lembra os pães da frança e tem uma "barriguinha" saborosa demais.... E atenção para o detalhe da manteiga personalizada,rs.

De vez em quando o garçom - super educado! - passava e recolocava o pãozinho. "O pão nosso!", a mesa pulava de alegria... Ainda nas entradas - Chegou uma degustação da chef! Um bolinho de queijo gruyère em formato de gotas, divino!

O que faltou na linha foi o meu,rs...

Nessa altura já estávamos empolgadíssimas e enviando posts do meu celular direto pra chef "Delírio!!!"... E ela respondeu com o seguinte: "Mesa twiteira animada, adoro!!"...

Nossa mesa empolgada:

Chef Cris Leite, um doce de pessoa! Pegou o caminho certo indicado por mim e se "jogou" nos preparativos de Sudbrack! Entre um suspiro e outro, enviava um twit! rs...

Eu com sorriso estático: muito, muito, muito feliz!

Chef Ielda! Conheci ontem, uma simpatia... Falante igual a mim... :)

Vidinhas mil!

Hora de escolher o vinho... Nossa chef Cris Leite propõe o "Dal Pizzol". Não conhecia, mas virei fã. Frutado, suave... Tem que tomar cuidado porque você não sente...

Hora da surpresa! Entrada de ravioli com abóbora e cristais de presunto parma. Ok... Eu detesto abóbora... O que fazer?
Devia ter dito que tinha restrição a isso na reserva. Mas ao colocar o ravioli na boca, suspirei! Que maravilhoso! O melhor da noite e acho isso incrível: descobrir novos sabores e como aquele alimento pode ser remanejado de outras formas que podem te agradar... Mandei na hora um twit: "Roberta me fez gostar de abóbora. Viva, viva!" e ela respondeu (não sei como com o frenesi na cozinha) "Abóbora é ótima!".

Finalmente o prato principal: pato! O bacana é a mistura agridoce ao lado... Combinava sobremaneira... :)

Acompanhamento: batatas ao murro. Minha avó é especialista nisso. Comer isso me trouxe uma saudade dela e uma sensação de aconhego gastronômico indescritível.

O auge da noite... Minha especialidade, sobremesa! Charuto de mil folhas de creme de maça com espuma de doce de leite e farofinha de pistache. Preciso dizer algo mais?

Um mimo da chef! Me senti em Paris nesse momento... Dentro do Pierre Herme ou do Ladurre! Babei... Brigadeirinhos de colher, mini tartelete de frutas vermelhas com um creme bárbaro, mini bomba de doce de leite, chocolates...

Pausa pra comemorar!
Visita final: a cozinha! Eu e Roberta Sudbrack. Chef ídola. Tem os temperos certos: humildade (que é muito importante pra mim), carisma, alegria e um toque de docilidade!
O garçom que percebeu minha empolgação com os pãezinhos e me mimou com vários na camuflada! hahaha... Uma educação e simpatia!

Daqui que a Sudbrack twitta! É ela mesmo que escreve, viu? Contra fatos não há argumentos!

Quando estávamos já mais que satisfeitos e felizes, mais uma gentileza! Roberta pede a um dos seus ajudantes algo especial e de repente eles chegam dançando na nossa mesa: os brigadeirinhos de colher! Tão arteiros... Prometi pra Roberta que levaria uns cups da quitutes pra ela.. e ela respondeu "até que enfim alguém vai cozinhar pra mim!!! Quero só ver" rssss....Ok, promessa pra mim é dívida!

Pronto, brigadeirinho, você não me escapa hoje!
Outras surpresas aumentaram ainda mais a felicidade da noite, mas é segredo até semana que vem! Aguardem! :)


Aqui o bate-papo (alguns twitts se perderam pelo caminho...):



17 comentários:

Cris Leite disse...

Quel vc conseguiu descrever toda nossa emoção em conhecer a Roberta Sudbrack!!! Guiada por vc segui o fluxo virei na 1ª oportunidade e cheguei numa casa laranja onde o prato principal é o carinho! Bjs temperados com amizade Cris

Unknown disse...

Nossa Quel!!!!!!!!!!! Amei tudo, desde a sua maneira de guiar até o ultimo brigadeirinho de colher..... Cardápio maravilhoso!!!!!!!!!!! Amei!
MIl beijokas!
Ah me fala desses guiamentos bons que vou adorar!!!!!!!!haahha

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Cris, não tem como não se emocionar, né... Que carinho!!! Mandei as fotos pro seu email! Bianca, guio sim, rs, é só "seguir o fluxo e sempre virar na primeira oportunidade à direita", comigo é assim, hahahaha.... :)))

Nádia disse...

quero o ovo poché com lascas de presunto parma e torradinha crocante por baixo! :P

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Eu quero aquele ravioli de novo!!!!! Abóbora, amo você! hahaha

Anônimo disse...

Lindo blog! Parabens!
bj
Luciana Bianchi

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Obrigada, Luciana! Volte quando quiser! ;)

Carlos Alberto de Lima disse...

Que bom conhecer vocês... Faço parte da Confraria VIVA que "habita" o blog da chef desde muitos anos...

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Carlinhos, oba! Que bom conhecer você também! Me explica, o que é "confraria viva que habita o blog da chef"?rs ;)

Adorei seu blog e o fato de vc divulgar os conhecimentos espíritas. Muito lindo seu trabalho... e sua forma de pensar e ver o mundo, parabéns!

Beijos, Rachel

Katia disse...

Adorei o seu blog! Irei colocar um link no meu! Ah! e apareça lá pra me visitar tbm! Bjinhos
htp://coisasdeumachef.blogspot.com

Carlos Alberto de Lima disse...

Existe um grupo de fãs, seguidores, alunos e outras coisas que acompanham de perto a chef desde sua chegada no Rio de Janeiro.

Criamos a Confraria VIVA com estas pessoas lá nos idos de 2006 (nem lembro direito).

Já fizemos reuniões em dois T&D internacionais (veio gente da Bélgica, França e Inglaterra).

Na leitura dos posts mais antigos você poderá perceber claramente os seus membros.

Agora, mais pessoas novas, têm chegado ao "ambiente". E o advento do twitter popularizou ainda mais o que a chef faz em seu restaurante.

Enfim, é isso ai.

E eu continuo fazendo meu trabalho de formiguinha no http://bacalhaucombatata.blogspot.com

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Carlinhos, que bacana! Não sabia da existência do confraria viva, posso participar? :)

Realmente o twitter expandiu ainda mais os feitos da nossa querida chef.

Vou visitar seu blog. Obrigada!

Beijos, Rachel

Gustavo Carvalho Miranda disse...

Rachel,

Chega a ser contagiante a felicidade que você emana neste blog, ao contar do seu "Grande Encontro" com a ilustre Chef Roberta Sudbrack"! Você transborda felicidade nos seus relatos, nas fotos, em tudo!...

Nada como a felicidade!...

Um beijo,

Gustavo

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Oi Gustavo, quanto tempo não te vejo! Obrigada!! Realmente, "nada como a felicidade",rs! Beijos, Kel

Unknown disse...

É... Kelzinha,

Vc me fez vir comentar... Também, não podia neeeeem sonhar em não fazer isso. Juro que me deliciei só de ler e ver essa "viagem" gastronômica q vcs fizeram... Claro, com uma pitadinha de inveja (rsrsrs!!!). Mas, realmente, não se deve, nem se pode deixar passar em branco uma "visitinha" dessas... Adorei seu diário de bordo e quero ver qdo ganho um mimo desses tb, só que de doces... hehehehehe... Saudades de vc! Precisamos marcar uma audiência, nem que seja uma bem rapidinha de instrução... ;)

Beijos, minha linda! E até o início das aulas...

Ale

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Querido, obrigada! Pois é, vamos fazer um menu gastronômico da Kel,rs! Humildemente, humildemente...rs...
Beijos!

Anônimo disse...

ola queridos hj vi o programa estrelas e amei o restaturante da Roberta ele e um doce e falando em doce queria saber como faz aquele rolinho de maça maravilhoso e tbm a banana que a Angelica comeu pois amo banana frita , e tbm a farofa de cenoura se alguem souber e poder me passar agradeço, bjao debbie ,
debora.morales@itelefonica.com.br