quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Flocos de Sabor


Amo batata. De todos os jeitos: fritas, amassadas, assadas, palhas. Não importa. O que realmente tem valor é que ela esteja presente. Na culinária portuguesa, que sou herdeira, esse ingrediente não é novidade. Tenho recordações infantis de catar batata e pegar ovos no galinheiro para almoçar na casa de minha avó por parte de pai, que vive numa pequena aldeia em Portugal, conhecida pelo nome de Pousafólis. Bem interior, bem caseiro, bem rural. E eu adoro. 

Essa receita veio de Portugal, mas da família da minha avó por parte de mãe, a avó Alzira. Ela ensinou para minha mãe, que de vez em quando faz um belo almoço e reúne a família em torno da mesa de jantar para comemorações. Preciso dizer que apesar do ingrediente principal da receita ser o bacalhau, para mim não é. O que me chama atenção é o sabor do floco de batata com as cebolas molhadas no azeite. Simples, mas muito saboroso. 

Flocos de Batata com Bacalhau ao Leite (para 10 pessoas)

Ingredientes:
8 postas de bacalhau (já dessalgado)
2 latas de azeite
6 cebolas
1 litro de leite de vaca
2 quilos de batata
3 dentes de alho
2 folhas de louro
3 ovos
farinha de trigo para empanar (quanto baste)
salsa
Preparo:
Coloque as postas sem sal no leite durante uma hora (quantidade de postas de acordo com o número de pessoas). Escorra e passe no ovo batido com salsinha, na farinha de trigo. Reserve.
Numa panela grande, coloque dois dedos de altura de azeite e esquente bem. Frite as postas e reserve.
Em outra panela, coloque dois dedos de altura de azeite e coloque o alho, 2 folhas de louro e deixe esquentar, coloque as cebolas em rodelas. Deixe cozinhar no azeite até dourar.
Ao mesmo tempo, coloque as batatas para cozinhar (tempere a gosto).

Montagem - Coloque as postas de bacalhau fritas no meio de uma travessa grande, com as cebolas por cima e as batatas flocadas ao redor. As batatas são somente espremidas, flocando sem amassar. O resto do azeite com as cebolas será servido separadamente em recipientes para quem quiser "regar" o bacalhau e as batatas.



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

The fifties: por dentro da onda vintage

O mundo antiguinho está moda! Podem reparar: ao nosso redor encontramos geladeiras antigas remodeladas, mesas de demolição voltando às salas de jantar, roupas e acessórios da vovó fazendo o maior sucesso nas nights cariocas ou baladas paulistas. Nunca falamos tanto a palavra "vintage" como atualmente. Parece que o estilo antigo ganhou status moderno e o que seria uma contradição em termos provou estar errada. 

Nessa onda, abriram recentemente na Barra da Tijuca, mais precisamente no BarraShopping, o restaurante paulista "The Fifties": uma sincera homenagem aos anos de ouro, como o próprio nome sugere. Com todo o apelo americano em evidência, você encontra hamburgueres (monnnstros!), batata-frita (oba!) e diversos sabores de milkshakes (maravilhosos!). Há pouco tempo, resolveram inserir no cardápio os yogo-sorvetes! E melhor: colocaram frutas picadas por cima. Uma autêntica salada de frutas tropical. Veja aqui o cardápio da estação!

O que não curti: o preço excessivamente salgado e não aceitam cheques (embutem na conta uma explicação - a meu ver - ridícula citando a Constituição Federal. Apelação feia para um simples "o dono não quer, ponto final"). 

 O que curti demais: a decoração é linda, com direito a cenário antigo e a roupa dos garçons acompanha o tema da casa. O hamburguer é imenso e delicioso, dá para dividir com outra pessoa e sair satisfeito!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cozinhar...


"Cozinhar não é serviço, meu neto, disse ela. Cozinhar é um modo de amar os outros" (Mia Couto - Fio das Miçangas).