quinta-feira, 11 de março de 2010

Segunda Visita ao RS!

Na segunda semana no restaurante Roberta Sudbrack, experimentei novas delícias, conheci novas pessoas e revi uma amiga querida! Tá bom que assim que entrei a chef me disse que estou proibida de pisar no recinto sem levar os cupcakes que eu prometi. Eu respondi que essa seria a desculpa para voltar a jantar por lá! ;)

Só para dar uma palhinha do que rolou:

Pãozinho tostado por fora e com uma barriga fofa por dentro, queijinhos gruyere para devorar suspirando lichia com foie gras em geléia de tokaji salada verde com tomatinhos marinados e burrata! Começamos bem, não?

Em seguida entrada e prato principal: raviolli de beterraba assada e parmeggiano, costelinha de porco assada em baixa temperatura e canjiquinha estilo amanteigada !

Para o grande final: sorvete artesanal de banana manchadinha (excelente!!), tortinha de pera e tapioca e conjunto de finger foods doces!

Criação das fotografias: Ielda Amaral.

quinta-feira, 4 de março de 2010

"Vai de 179?"

Há anos atrás costumava pegar o 179 para chegar até a Praça Mauá, lugar cercado por uma fauna única e flora especial. Como sou propensa a interação com o pessoal do ônibus, sempre encontrei uma variedade incrível de casos de estudo, desde prostitutas cantando "I will survive" e rodopiando no ferro no estilo "pole dance", até semi-astros de golf com o slogan da novela da época: "cada mergulho é um flash". Ganhei até fotografia autografada, mas ele até hoje não despontou na coluna de esportes. Uma pena, tinha futuro.

Justamente quando achei que esses episódios lúdicos da minha infância (tá bom, eu era adolescente) tinham ido embora, sumido, evaporado com o vento, eis que resolvo rememorar os acontecimentos e me arrisco a pegá-lo... A entrar no fatídico 179! Sim, 174 é filme de terror, comédia garantida é 179. Não é um meio de transporte, mas uma história de vida, uma experiência única e elucidativa: que abre seus olhos e impede que a cegueira branca de José Saramago se instaure em você!

E tudo começa assim....

Movimentos de carro, buzinas, sirenes... Frescão em demora e eis que surge, de longe... Vindo em minha direção, alegre e faceiro, amarelo ovo incandescente.

*Rachel entra no ônibus e o telefone toca.

- Alô?

Do outro lado da linha era uma amiga querida, Dani, com quem eu comentei anteriormente que iria pegar o 179, mas que imaginava que só "de noite deve acontecer algo" ou..."179 é coisa do passado"...

Dani:
- E aí amiga?

- Dani, você não acredita aonde estou nesse segundo! Acabei de entrar no 179... Lembra do blog que eu queria resgatar e esqueci completamente (toin!) o nome? Então, estou aqui dentro, mas acredito que nada vai acontecer.

*15 minutinhos de conversa furada e desligam o telefone.

*mais 15 minutos de trajeto.

*mais 30 minutos (é, ele dá a volta no Rio de Janeiro inteiro) e...

*PLOOOOOOFFFTTTTTT. BBBRRREEEEAAACCCCCC (existe onomatopéia para ônibus quebrando?)

*Pessoas saindo do 179 em plena chuva e aguardando o próximo "amarelinho".

*Pessoas bufam.

*Pessoas bufam e bocejam.

*Pessoas avistam o "novo" ônibus ao longe.

Entro feliz e cantante no próximo veículo e percebo que existe lá dentro um rapaz pregando com uma bíblia na mão, entoando a palavra de Deus e convencendo as pessoas por perto a ingressarem na igreja de Santos Anjos (alguém conhece?).

Ao entrar no ônibus uma senhora, já com seus 40 e poucos anos, grita em alto e bom som:

-"PQP!!!!!! C..... P.... E AINDA POR CIMA TEM ESSA P.... DESSE PASTOR AQUI! VAI PREGRAR LÁ NO INFERNO SEU IMBECIL"

Nesse instante o pastor se vira e o show começa, ali diante dos meus olhinhos de telespectadora ávida por novas emoções naquela segunda-feira chuvosa:

- Irmããããoooos, temos aqui uma herege! Que podia estar se "prostituino", podia estar "diluindo" (??), mas o diabo ele fere na carne (!??), ele fez essa irmã pecar contra a palavra! É meu dever impor ordem nessa vida "inreta" (wow...)!!!

*Pastor ergue a mão e de forma esquisita, saculeja a cabeça da senhora de forma esquisita, e fala palavras mais esquisitas ainda. Ela, nesse instante, começa a gritar mais palavrões, empurra as pessoas do lado e o pastor e sái do ônibus aos berros.

Ponto pro pastor!



Nesse momento sublime consigo finalmente um lugar para sentar. Er... na verdade tive que sentar do lado do pastor, que estava em pé porque meu salto não me permitia ficar muito tempo apoiando no ferro. E ele começa a puxar papo comigo, fazendo as indagações:

(Pastor) - Você é católica?

(Eu) - não.

(Pastor) - Você é evangélica?

(Eu) - não

(Pastor) pois bem, vou te fazer um convite. Considere como se estivesse te chamando para uma festa, para um cineminha (????). Vá para uma igreja ("eu sabia que tava precisando, mas depois de segunda eu realmente estou assustada). Vá, Vá... Será um renascimento em sua vida. Eu antes tomava de tudo, de uísque até chá de carrapeta (alguém sabe o que é isso???). Maconha então era direto. Do pó ao vício... Me promete que irá?

(Eu) - Obrigada (isso responde?)

Já pensou se eu digo que não e ele de forma impensada tenta me exorcizar? Temi pela minha vida nesse instante.

Sorte que o ponto já estava próximo e eu pude saltar rindo desse novo episódio, que me fez relembrar bons e velhos momentos, que ficaram adormecidos, mas encantados, na minha memória...

Ah sim, consegui tirar uma foto torta para postar aqui. Divirtam-se. :)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cora Coralina, Doceira e Poeta


Uma novidade: agora faço parte do site Meninas de Pantufa. Vou contribuir com matérias sobre gastronomia e literatura. Na primeira coluna escrevi sobre a querida Cora Coralina, escritora, poeta e doceira. Descobri numa livraria, na parte de gastronomia, um livro muito interessante sobre essa faceta da autora, que até então não conhecia, além de poesias encontrei receitas magníficas, fotos na frente do fogão e um sorriso enorme de satisfação. Coisa linda e rara de achar!
Aproveito para agradecer a simpatia e gentileza da dona do blog, Andreza. Agora já me sinto uma menina de pantufa, ou melhor, uma chef empantufada,rs!
Olha que boas-vindas:
"Tem gente nova aqui sim! Tem sim senhora!!!

Olá Meninas, Tudo bem?

A Partir de hoje aqui no Meninas de Pantufa, teremos a participação de uma mulher especial no mundo da Gastronomia , apresento a vocês a Jornalista e Personal chef: Rachel Lopes.. Viva!! rs.. (Tem fotinho da Rachel lopes no final da postagem).
Aqui no Meninas de Pantufa, ela trará temas de Cultura Gastronômica, e hoje ela começa falando um pouco da Cora Coralina, que não era só doces e poesia...
Bom, vou parar de falar (escrever kkkk) e deixar que vocês apreciem este texto especial preparado com muito carinho a vocês.

Beijokas, e uma boa leitura!"
(Andreza)
Clique no selo abaixo para conferir a coluna!